A Fazenda

A Fazenda Recreio pertence a mesma família desde 1890, quando ali se instalou Dª. Ignez Bernardina da Silva Dias, uma jovem viúva com 4 filhos, a qual já em 1891 iniciou o plantio de café nas terras recém adquiridas. Em 1893 colhia sua 1ª safra.

Um dos filhos de Dª. Ignez, Lindolpho Pio da Silva Dias aqui constituiu família ao casar-se com Dª. Mathilde e criarem 11 filhos em meio a cafezais, gado Caracu e uma austera e frutífera vida familiar.

Em 1945, após breve passagem por fazendas próximas, o recém formado agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa Joaquim José de Carvalho Dias assume as lavouras de café da propriedade reformulando conceitos, atualizando e inovando as técnicas de plantio, buscando e selecionando variedades, grande parte de Bourbon amarelo que tem tido uma grande procura pelos importadores de todo o mundo, juntamente com o IAC de Campinas, sempre em busca da qualidade conquistada.

A Fazenda RecreioNo ano de 2006, a fazenda foi adquirida por Homero Teixeira de Macedo Junior, casado com Maria a única mulher dos 4 filhos de Joaquim José que, infelizmente faleceu em outubro, não sem antes ver a propriedade passar para um de seus herdeiros, conforme sua vontade expressa. O casal conta ainda com a colaboração do filho Diogo Dias Teixeira de Macedo, também agrônomo, que desde o ano de 2000 já vinha trabalhando com o avô.

A continuidade de gestão trouxe resultados positivos já em 2008 e o novo proprietário Homero Teixeira de Macedo Junior recebeu prêmios como o Melhor Café do 7 Concurso de Cafés Especiais do Estado de São Paulo, Campeão do 5 Concurso Nacional de Cafés Especiais da ABIC e vice campeão no 9 Concurso de Cafés Especiais da Brasil Specialty Coffee Association (BSCA).

A área total de 605,6 há dos quais 240 há ocupados pelo café continuam produzindo qualidade nestas terras férteis, de relevo montanhoso e clima favorável à produção de cafés finos e equilibrados.

Localização

A Recreio Estate Coffee está localizada em São Sebastião da Grama, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, umas das mais nobres regiões produtoras de cafés de qualidade do país.

 

Mapa de Localização da Fazenda Recreio

 

Sustentabilidade

A preocupação com práticas sócio ambientais são permanentes e constantes e uma das maiores conquistas dos administradores e funcionários foi a certificação UTZ Certified.

Sustentabilidade FAzenda RecreioA Responsabilidade Social leva segurança e conforto a seus 65 colaboradores que possuem casas com água encanada, luz e rede de esgoto, escola de qualidade para seus filhos, assistência médica e áreas de lazer, além de amplos benefícios como cesta básica, treinamentos, sala de computação e plano de carreira que complementam as práticas para desenvolvimento pessoal e crescimento na empresa.

A Responsabilidade Ambiental também é motivo de permanente treinamento dos seus colaboradores visando à preservação dos 85 há de matas nativas e das áreas de preservação permanente, além da correta aplicação de defensivos e proteção
da flora e fauna.

Algumas fotos da fazenda

Clique aqui e veja todas as fotos.